Arquitetos e engenheiros são ambos profissionais importantes no processo de construção de edifícios, mas eles têm habilidades e responsabilidades diferentes.

Os arquitetos geralmente são responsáveis pelo projeto total, seja o design geral e visual dos edifícios e  a relação com as disciplinas complementares. Eles trabalham diretamento com clientes para entender suas necessidades e desejos e criam um conceito de projeto que incorpora estética, funcionalidade, técnica e orçamento. Os arquitetos geralmente tem um forte conhecimento de história da arquitetura, estilos, materiais de construção e tecnologias de construção, sistemas construtivos e estruturais, urbanismo e são treinados para criar espaços multifuncionais, complexos que sejam confortáveis, funcionais, esteticamente atraentes e que possam gerar valorização ao imóvel.

Os engenheiros, por outro lado, baseado nos diversos tipos de engenheiros geralmente são responsáveis pela análise, cálculo e aplicação de princípios científicos e matemáticos para projetar estruturas seguras, estáveis e duráveis nesse caso são os engenheiros calculistas geralmente engenheiro civil que faz a especialização em cálculo. Engenheiros eletricistas projetam a elétrica e engenheiros hidráulicos projetam o projeto hidro sanitário. Eles trabalham com arquitetos e outros profissionais da construção para garantir que os edifícios sejam construídos de acordo com as normas de segurança e regulamentações governamentais. Os engenheiros também estão envolvidos assim como os arquitetos no planejamento de sistemas de construção, como sistemas elétricos, mecânicos e de encanamento e orçamentos.

Em resumo, enquanto os arquitetos se concentram principalmente na entrega geral do serviço de projeto, na articulação e gerenciamento total, junto ao cliente e profissionais complementares, o mesmo faz a união de todas as disciplinas e as inserem na arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica, fundações, conforto termico, acústico, luminotécnia e design entre outras, fazendo a famosa compatibilização. Desde o atendimento inicial ao fim da obra. 

Os engenheiros de cada nicho se concentram mais na construção, no método, no processo construtivo, na infra estrutura, nos dispositivos e maquinas, na logistica, assim para garantir a segurança e estábilidade desses edifícios. Ambas as profissões são cruciais no processo de construção de edifícios e trabalham juntas nas obras dia a dia e em projetos de construção para garantir que os edifícios sejam bem projetados, seguros e duráveis.

Categorias: Arquitetura

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *